Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Projeto Joana da Casa Brasil Holanda

Projeto Joana convida escritoras para promover discussão sobre migrantes brasileiras na Holanda


A Casa Brasil Holanda (CBH) e o Projeto Joana – contra o tráfico, trabalho forçado e violência doméstica de brasileiras na Holanda- trazem até Haia, dia 18 de setembro, cinco escritoras brasileiras que colocam a mulher (brasileira) com seus sonhos, suas realidades diárias, planos bem ou mal sucedidos e anseios, que muitas vezes culminam em migração, como temática central de seus livros.

Segundo a presidente da CBH, Mara Parrela, “o evento que reúne as escritoras no “Bolsa de Valores Literários Femininos” pretende promover a discussão dos três temas básicos do Projeto Joana entre a comunidade brasileira radicada na Holanda e interessados em temas sociais brasileiros. Temos certeza que vai ser a semente para uma gerar uma discussão bem maior”, complementa Mara.
Ainda que os motivos que levam muitos homens e mulheres a migrar de seus países de origem sejam os mais diversos e pessoais estes não passam despercebidos dos olhos das sociedades que recebem os que decidem migrar.
Suas conseqüências também são sentidas diretamente pelas sociedades que estes migrantes deixaram pra trás. O tráfico de pessoas, por exemplo, gera lucros em torno de 32 bilhões de dólares por ano e desloca forçadamente 2,5 milhões de pessoas, dos quais mais da metade são mulheres.
Quanto ao trabalho forçado, 79% dos traficados são explorados na indústria do sexo e 18% vivendo trancafiados submetidos a condições similares à escravidão, segundo dados de 2009 da ONU.
Apesar deste lado desumano, cada experiência tem sua fonte de riqueza e pode ser material para estudos acadêmicos, estatísticas oficiais, ensaios psico-sociais e até servir de inspiração a best-sellers, como é o caso de livro Onze Minutos, escrito por Paulo Coelho inspirado em Mariana Brasil, uma das escritoras convidadas.
As cinco escritoras acionistas da Bolsa de Valores Literários Femininos tratam destas experiências coletadas olhando por seu próprio ângulo, e assim como acionistas, investem seus títulos de valores no diálogo em torno de cada tema descrito em suas obras, autoras e co-autoras dos temas, enfocando principalmente a mulher brasileira.
Duas das escritoras convidadas, Leila Ferreira e Luciane Pinho residem no Brasil e três delas, Jacilene Brataas, Roseni Kurányi e Sonia (Mariana Brasil) na Europa.
O Bolsa de Valores Literários Femininos será no dia 18 de setembro, no Societeit Noordeinde, (Noordeind 10b, 2514 GH, Haia) das 16 às 20 horas. Confirmação da presença pelo email eventocbh@hotmail.com


Agendamento de entrevistas: info@casabrasilholanda.nl

Projeto Joana



Campagna Joana

Mambapoint nos inspirou a montar este vídeo mostrando um dos nossos
projetos. Participamos de um dos seus workshops “Como fazer um vídeo do
seu projeto”, promovido pela Cordaid em Haia. Até o último minuto do
prazo final (1 de novembro) trabalhamos neste filme do projeto Joana, para
mostrar àqueles(as) que estiverem em uma situação assim, que agora podem
pedir ajuda.


Reaja!


Assista o video sobre trafico de seres humanos do projeto Joana no link abaixo:

http://www.casabrasilholanda.nl/campanhas.php

Bolsa de Valores Literàrios Femininos - Casa Brasil na Holanda

BOLSA DE VALORES LITERÁRIOS FEMININOS reune 5 escritoras brasileiras, entre elas, "Eu".

Data: 18 de setembro


Casa Brasil na Holanda

O Projeto Joana através deste evento quer chamar mais uma vez a atenção para a questão do tráfico, trabalho forçado e violência doméstica de brasileiras. Desta vez não só a realidade na Holanda, como também em outros países europeus. As escritoras brasileiras convidadas, provenientes da Europa e do Brasil, tratam em suas obras da temática da mulher enfocando vários aspectos como a migração, relações conjugais, a prostituição entre outros.

Devido a questões de segurança e prevenção de acidentes só serão permitidas 80 pessoas no local.

Para confirmar a presença é necessário enviar mensagem para o email eventocbh@hotmail.com

http://www.casabrasilholanda.nl/

contato pessoal marianabrasill@yahoo.it